top of page
Buscar
  • Foto do escritorNoemi Lemos

Vivendo em Metros Quadrados

Atualizado: 14 de nov. de 2019


Olá, agora vou te contar um pouco da minha experiência em viver em espaço menor. Moro em São Paulo há quase dois anos. Sou arquiteta, carioca, e em 2017 minha vida mudou muito em vários sentidos, mas principalmente nos meus “m²”. Casei-me em 2008 e desde 2007 já estava montando meu primeiro apartamento.  Foram dez anos inesquecíveis, e muitas histórias de humor para aproveitar meus muitos 78m². Porém, eu não sabia que meu apartamento era grande, até vir morar na cidade que não dorme, num apartamento menor, de 58m².

Chegando em São Paulo, meu primeiro desafio era fazer caber tudo que um típico casal brasileiro de trinta e poucos anos sem filhos tinha: roupas, sapatos, documentos, livros, (muitos livros) duas pranchas de surf, louças, objetos de decoração, fios, e toda tranqueira que havíamos acumulado em dez anos de casados. A perda de 20m² me fez pensar num assunto que está muito em alta nos dias de hoje: viver com menos. A acumulação é algo que entrou em nossas vidas desenfreadamente. Compramos por prazer, para aliviar o estresse, ou por que está barato, ou pelo simples fato de que nos sentimos mais felizes. Mas será que realmente precisamos de tudo o que consumimos?

Viver com menos tem sido um exercício diário pra mim. Quando vim morar em São Paulo, mesmo morando em um apartamento menor, sinto-me atraída por tantas promoções e produtos atrativos. Particularmente sou apaixonada por objetos de decoração, como almofadas, vasos, velas, porta-retratos e por aí vai. No apartamento do Rio, eu trocava a decoração várias vezes no ano, e guardava numa caixa, os objetos antigos, dentro do armário. Amava comprar vasos, porta-retratos novos, velas decorativas e almofadas. Hoje, não tenho esse espaço, daí estou me controlando mais para trocar algumas coisas somente no final do ano. E o que não uso, passo adiante. Tenho doado muita coisa e feito mais pessoas felizes. Roupas, bijus, sapatos, bolsas, lenços, tudo passo para quem precisa. Aprendi a comprar o que realmente importa para nossa casa. Continuo gostando de decoração, mas em vez de comprar 10 capas de almofadas por ano, compro duas. A decoração fica renovada, faço economia e continuo sendo feliz vendo minha casa arrumada. Além de comprar menos, evito que o armário fique abarrotado de coisas que simplesmente enjoei de usar.

Contudo o ponto chave deste post é a questão dos nossos espaços residenciais. Todo mundo sabe que os apartamentos estão cada vez menores e por isso precisamos aproveitar ao máximo nossos “metros quadrados”. Aprendi que qualidade de vida não é sinônimo de cômodos grandes. O que define nosso conforto é ver cada coisa em seu lugar, com espaços bem dimensionados, sem poluição visual. Para isso, é de grande importância um bom projeto de arquitetura de interiores. Ao longo dos posts seguintes eu vou te explicar o porquê.

Até breve!

Inspirações

Um belo exemplo de um cantinho bem aproveitado em casa - sapateira no hall


56 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page