top of page
Buscar
  • Foto do escritorNoemi Lemos

Doutrina da organização - necessária ou frescura?

Atualizado: 31 de jan. de 2020

Com certeza você já ouviu falar essa frase: “eu me entendo na minha bagunça”, ou “se arrumar eu não me acho”. Fazendo uma ponte com o fato que nossos lares estão cada vez menores, principalmente nos grandes centros devido ao elevado preço do metro quadrado, com o olhar de arquiteto posso lhe afirmar que cada vez mais será necessário aprender a sermos pessoas organizadas. É fato que a arquitetura de interiores é feita de acordo com a necessidade de cada cliente, e que os projetos atuais têm sido desenvolvidos cada vez mais com soluções em marcenarias pensadas para armazenagem de nossos pertences. Mas, pense comigo: Do que adianta termos espaço, se não nos habituarmos a organiza-los? Imagine um armário com várias prateleiras entulhadas de coisas, ou até mesmo um home office com documentos misturados com recibos antigos e papéis desnecessários? Ou termos uma cozinha cheia de armários lindos por dentro e não conseguirmos pegar um pote sem deixar cair os outros?

Por isso, os profissionais de organização (Personal Organizers) têm dado várias dicas sobre como otimizarmos o espaço que temos e setorizarmos as coisas em seus devidos lugares. Eu sei, é chato, às vezes cansa chegar em casa e organizar a casa, mas se você tirar 15 minutos do seu dia para organizar no final de semana terá mais tempo para aproveitar a vida, já o contrário terá o final de semana repleto de coisas para fazer, e o estresse só tende a aumentar.

Existem várias soluções arquitetônicas que nos ajudam a manter um cômodo organizado, como camas com baú, sapateiras, gavetas com separador para jóias e maquiagens, e até mesmo projetos mais elaborados com fruteiras embutidas no armário da cozinha, e os famosos aramados para guardar panelas e tampas separadamente.

Porém o ponto que eu quero chegar é te conscientizar que assim como o projeto de arquitetura é necessário para um bom funcionamento de uma casa, e traz consigo vários benefícios, a organização da mesma nos ajuda a viver muito melhor. Ou você prefere gastar 30 minutos para encontrar um documento que você jurava que estava naquela gaveta e ele não estava? Pense nisso e reprograme-se para organizar sua vida, pode levar um tempo, mas é libertador. Você vai descobrir coisas que não são mais necessárias, vai se desfazer delas e ganhar mais espaço dentro de cada cômodo. Eu aproveitei a virada do ano, comprei um planner, uma agenda e já estou no processo.



Solução arquitetônica para ajudar na organização de um quarto pequeno

Objetos organizadores para ajudar na organização interna de um armário

Até o próximo post.

Obs: imagens com fontes desconhecidas


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page